1984 - Resenha

Resenha Literária - 1984

Livro e Sinopse


O trabalho de Winston, o herói de 1984, é reescrever artigos de jornais do passado, de modo que o registro histórico sempre apoie a ideologia do Partido.

Grande parte do Ministério também destrói os documentos que não foram revisados, dessa forma não há como provar que o governo esteja mentindo. Winston é um trabalhador diligente e habilidoso, mas odeia secretamente o Partido e sonha com a rebelião contra o Grande Irmão.

Autor

Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell, foi um escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica. Nascido em 25 de julho de 1903 em Bengala onde seu pai trabalhava para o departamento de ópio do serviço público indiano da Grã-Bretanha. E faleceu de tuberculose com 46 anos, no dia 21 de Janeiro de 1950, um ano depois de concluir sua obra, também muito aclamada 1984 da qual iremos falar agora. 


Imagem: Pinterest.com

Os personagens

Winston é um trabalhador diligente e habilidoso, mas odeia secretamente o Partido e sonha com a rebelião contra o Grande Irmão

Temos também outros personagens secundários que vou deixar com que vocês conheçam através da leitura.

Narrativa

No romance, o personagem principal, que representa o contraponto ao regime, é Winston Smith. Logo ele começa a questionar o modo como age o Estado. Winston faz parte do Ministério da Verdade, tendo como função alterar dados para que toda a história, comunicado e documento estivesse de acordo com o que o partido pregava. A crimideia acontecia justamente quando alguma pessoa era denunciada por questionar esses documentos. A punição era aplicada pela Polícia do Pensamento, que eliminava a pessoa.

Considerações

1984 é atemporal, a manipulação das massas através da "tecnologias", a ditadura do pensamento e a falsa liberdade do pensamento dos "proletas", a história em contrapartida da verdade.

1984 foi uma leitura intrigante, instigante e envolvente. A cada parágrafo podemos nos questionar, nos indagar quanto às nossas atitudes em comparação às de Wilson, ele é corajoso de fato ? Eu sou uma versão atual de Wilson ? Seria eu um "Proleta" ou faço parte do partido ? São implicações genuínas devido ao nosso atual momento político. 

Durante a leitura podemos enxergar uma sociedade totalitária, pautada no controle de ações, comportamentos e, sobretudo, da linguagem, por meio do controle de massa feita pelas "Teletas" (Televisões) e pela constante ameaça de guerra.

Estamos todos sendo observados pelo "GRANDE IRMÃO" então devemos se policiar quanto a nossos pensamentos, pois o grande irmão tudo vê.


Por: Samara Moraes


Comentários

Postagens mais visitadas