A Chave Dourada - Resenha
Sumário
Por que escolhi esse livro ?
A Chave Dourada
George Macdonald
Narrativa
Conclusão
Por que escolhi esse livro?
Escolhi este livro pois gostaria de conhecer as obras literárias do autor.
A sinopse do livro me despertou grande interesse já que se tratava de um conto infanto juvenil escrito pelo mentor de Lewis Carroll (Autor de Alice no País das Maravilhas).
A Chave Dourada
A Chave Dourada conta a aventura de duas crianças em busca do lugar que guarda as sombras. Durante a narrativa podemos conhecer a bela e formidável Baderninha, que embarca em uma longa jornada com seu novo amigo, Musguinho. Juntos vão em busca de onde vêm as sombras para encontrar a fechadura da Divina chave dourada com ajuda de personagens incríveis como: fadas, peixes-voadores, velhos homens, Avó e são guiados pelo majestoso arco-íris.
Imagem: Amazon.com.br
A Chave Dourada foi inicialmente publicada em um volume único em conjunto com cinco outros contos do autor em "Dealing with the fairies", em 1867. Um livro do gênero de ficção e conto de fadas esta obra abrangente chega a todos os públicos. O próprio autor declarou certa vez: "Eu não escrevo livros infantis, mas escrevo para todas as crianças, sejam elas de 5, 50 ou 75 anos".
George Macdonald
George MacDonald, nascido em 10 de dezembro de 1824, é um dos mais notáveis escritores de sua época. Foi o escritor, poeta, ministro cristão e mentor de Lewis Carroll e responsável por influenciar autores como C.S Lewis (autor de Crônicas de Nárnia) e J.R.R.Tolkien Chesterton (autor de Ortodoxia) . O autor veio a falecer no dia 08 de setembro de 1905, com seus 80 anos bem vividos. Deixou sua marca através de suas obras e em todas as outras cujos os autores se espelharam nele.
Imagem: www.goodreads.com
Narrativa
O enredo começa com menino que costumava sentar-se ao entardecer e ouvir as histórias de sua tia-avó, ela sempre lhe contará sobre sobre uma chave mágica que ficava no fim do arco-íris, isso tudo poderia parecer um tanto fantasioso se a sua casita onde vivia não se localiza-se na fronteira com o Reino Encantado. De sua janela poderia avistar uma grande Floresta que contornavam os arredores do Reino Encantado, na floresta as árvores eram todas estranhas e possuíam um pouco de Galhos baixos O que deixava o sol aparecer em meio à floresta, os troncos eram firmes colunas avermelhadas no brilho do sol que à iluminava.
Pinterest.com
Então em uma tarde de verão o garoto que está atento pela janela as fronteiras do Reino Encantado, avistou o arco-íris, largo e brilhante e saiu em busca da Chave Dourada.
Não muito longe dali vivia uma garotinha que ficava aos cuidados de dois criados muito descuidados que não cuidavam direito dela. As fadas do Reino Encantado possuíam uma certa antipatia por coisas desarrumadas e a pobre garotinha por ser negligenciada vivia desarrumada. Certo dia as fadas que não suportavam mais ver a pobre menininha desarrumada puseram a se livrar dela, assim que os criados foram embora, assustando-a as fadas fizeram com que ela fosse em direção à floresta e apesar dela não saber esse era o melhor jeito de fugir, pois ali no Reino Encantado haveria uma bela moça chamada Avó que cuidaria dela. Então ali na rústica e intrigante cabana ela descansaria e conheceria seu parceiro de aventuras.
Conclusão
É um conto com apenas 47 páginas que eleva a nossa imaginação por lugares inimagináveis mas que o autor pôde transmitir em suas palavras com a simplicidade de sua escrita. O livro nos leva a entender a importância do processo de crescimento A cada passo de Baderneira e Musguinho vemos a evolução de cada um quanto indivíduos, mesmo que para isso precisem passar por certos apuros sozinho.Aprendemos sobre o tempo e sua sabedoria, perseverança, coragem, força e amizade.
Apesar de ser recomendado para crianças e adolescentes, eu indico esse conto a todas as pessoas que puderem ler, pois é um livro de fácil leitura, leve e divertido. Por fim declaro publicamente que esse conto é sem dúvida excepcional em todos os detalhes.
Por: Samara Moraes
Comentários
Postar um comentário