A Inveçao de Hugo Cabret - Resenha


A invenção de Hugo Cabret

          

            Imagem: Amazon.com.br

Sumário

  1. Autor

  2. Livro e Narrativa

  3. Ilustrações

  4. Considerações Finais

Autor

                Imagem: Wikipédia

Brian Selznick (nascido em 14 de julho de 1966) é um ilustrador e autor americano mais conhecido como o escritor de A Invenção de Hugo Cabret, lançado em 2007.  O autor chegou a ganhar a Medalha Caldecott de 2008 da American Library Association pelo livro ilustrado mais bem ilustrado do ano, reconhecendo A invenção de Hugo Cabret .Sua Medalha Caldecott foi a primeira de um livro longo, 533 páginas com 284 ilustrações.

Livro e Narrativa

O livro lançado em 2007 pela editora SM, contém 534 páginas, o livro de  ficção histórica virou filme em 2011 por conta do sucesso em seu lançamento.

O livro conta a história do jovem Hugo que perdeu o pai muito cedo e logo depois  foi levado por seu tio Claude, que apesar de não ter praticamente nenhum sentimento pelo menino, o ensinou a manter os relógios da estação para que pudesse ajudá-lo na manutenção dos mesmos, um tempo depois deixou o Hugo na estação cuidando dos relógios e nunca mais voltou e então Hugo teve que sobreviver em uma estação de trem em Paris onde cuidava dos relógios para que ninguém desconfiasse do sumiço de seu tio. 

Ele esgueirava se por passagens secretas e roubava alimentos quando ninguém estava olhando, lubrificava os relógios para que não parassem em vez ou outra roubava peças de brinquedos quebrados de uma banca que ficará na estação para consertar um homenzinho mecânico pelo qual achava que seu pai tinha morrido e desejava no fundo do seu coração que o homenzinho estivesse com uma mensagem do pai para ele. No entanto, certo dia quando o amargo Georges Méliès, dono da tal loja de brinquedos da estação, e sua filha adotiva o pega roubando algumas peças, a vida de Hugo sai dos trilhos e ele embarca em uma aventura sem fim.

      Imagem: estamosemobras.com.br

Ilustrações

As ilustrações são ricamente desenhadas e nos levam a um universo imaginário que as palavras não conseguiriam descrever com tanta clareza.

       Imagem: estamosemobras.com

São páginas e mais páginas de desenhos belamente desenvolvidos, que inserem o leitor dentro do livro, que faz o leitor embarcar na aventura.

          Imagem: pluricom.com.br

Considerações Finais

É uma história encantadora que mistura ficção e fatos reais, que desperta nossa imaginação através de suas ilustrações, e leva o leitor a imaginar cada momento, vivenciado as aventuras junto com os personagens. O livro passa uma mensagem de pertencimento, nos leva a acreditar que nós somos uma peça no grande relógio da vida, que cada um de nós tem seu lugar nessa engrenagem, que cada acaso da vida tem o seu motivo de vir à tona, e cada pessoa que entra em nossas vidas, entra por um motivo de causa e efeito, como uma peça nova para um brinquedo quebrado. 


Por: Samara Moraes

Comentários

Postagens mais visitadas